domingo, abril 03, 2005

2 jogos literários para a Net

JOGO 1 - circunferência virtual
ou construção de uma narrativa linear

1. Após apresentação das pessoas, o tutor organiza uma “circunferência virtual” com os participantes.
2. Fica assim estabelecida uma cadeia. Cada participante deverá receber mensagem do colega que se situa no ponto anterior da cadeia e enviar para o colega que se situa no ponto seguinte da cadeia.
3. Um dos participantes, indigitado pelo tutor, começa por escrever uma frase inacabada, constituida por cinco palavras. Por exemplo, “Quando o lagarto perdeu a”… e passa-a ao colega seguinte da cadeia.
4. Este deverá acrescentar mais 5 palavras, de forma a dar seguimento à frase anterior.
5. Passando pelos diversos participantes, a “história” vai crescendo.
6. A história deverá ser orientada para um fim à medida que se aproxima do participante que a iniciou. A este competirá dar-lhe uma conclusão.

JOGO 2 - círculo virtual
ou criação de uma lenga-lenga

1. Os participantes mantêm-se todos presentes no chat de forma livre.
2. O tutor propõe uma frase curta para início do jogo. Exemplo: “Dez bailarinas deslizam”
3. Cada participante tem inteira liberdade para acrescentar uma frase à anterior, com a condição de não repetir a sua intervenção duas vezes seguidas.
4. O participante que retomar a frase incial, dará fim à lenga-lenga.
5. O resultado poderá ter uma aparência semelhante à seguinte: “Dez bailarinas deslizam / numa casca de banana / duas sardinhas no mar / três a conta que deus fez / quatro golfinhos que vi / cinco, os dedos d’uma mão / meia dúzia de maçãs / sete idas a Gibraltar / oito tipos matulões / nove vezes escorreguei / numa casca de banana …”